InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 24 em Ter Nov 17, 2015 12:09 pm
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 Hospital dos Covões realiza o 500º Implante Coclear desde 1985

Ir em baixo 
AutorMensagem
Alice
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 425
Data de inscrição : 28/04/2008
Localização : Setúbal

MensagemAssunto: Hospital dos Covões realiza o 500º Implante Coclear desde 1985   Ter Set 09, 2008 10:24 am

DIÁRIO DE COIMBRA.

Covões já recuperaram a audição a 500 surdos


O Centro Hospitalar de Coimbra realiza hoje mais um implante coclear, alcançando meio milhar de intervenções realizadas deste 1985

O dia de hoje é histórico para a medicina coimbrã, com o Centro Hospital de Coimbra (Hospital dos Covões) a materializar o 500.o implante coclear, devolvendo assim a faculdade de ouvir a mais um paciente surdo. A intervenção vai ser realizada numa criança de dois anos e tem início às 8h00.
«A marca é motivo de muito orgulho para a instituição e também para a região e para o país», até porque «neste tipo de patologia não é um número que se atinge facilmente», explicou Carlos Ribeiro, director do servido de Otorrinolaringologia do CHC.
O implante coclear é um método terapêutico que consiste na aplicação de um aparelho electrónico de alta complexidade tecnológica, que vai captar os sons da fala e do meio ambiente e fazer a estimulação directa do ouvido interno. O implante substitui assim o ouvido das pessoas que têm surdez total ou quase total, estimulando directamente o nervo auditivo através de pequenos eléctrodos, cujos sinais são transportados para o cérebro.
O Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Coimbra já implantou doentes de todas as faixas etárias, desde os 16 meses aos 82 anos de idade, provenientes de todas as regiões do país.
O sucesso da operação «depende muito das condições em que o doente chega», analisa Carlos Ribeiro. Mas os melhores resultados são obtidos em crianças implantadas antes dos 2 anos de idade, que têm assim a «possibilidade de ter uma vida normal». A rapidez da intervenção é importante porque quando a surdez é de grau profundo ou total as próteses auditivas não dão ajuda suficiente e só o implante coclear pode evitar que as crianças sejam surdas-mudas toda a vida.
No caso dos adultos, em situações de surdez por acidente, convém que o implante seja realizado imediatamente após a perda de audição, de forma a ampliar as possibilidades de sucesso total.

O Implante é dispendioso mas investimento recompensa.

O implante coclear custa cerca de 19 mil euros. A quantia refere-se apenas ao «conjunto técnico», sendo depois necessário acrescentar os custos do trabalho da equipa cirúrgica. Mas Carlos Ribeiro recorda que, mesmo do ponto de vista financeiro, a intervenção acaba por trazer mais vantagens do que desvantagens.
«As crianças ficam reabilitadas e podem ter uma vida profissional normal. Também tivemos casos de adultos que tiveram que parar de trabalhar por causa da surdez e que depois do implante puderam regressar ao trabalho», explica. «O implante é dispendioso, mas ao longo da vida a pessoa vai devolver à sociedade o investimento feito muitas vezes», concluiu o responsável.

_________________
A vida tirara-me um sentido, e mais tarde a tecnologia devolveu-ma graciosamente, de braços estendidos perante a possibilidade, bastou escolher e isso é bonito de se ver. Decifrar os sons, no corpo de adulta mas criança ao mesmo tempo. É magia. O deslumbramento de um novo renascer.
National Geographic Portugal.

Surda Profunda desde 18 meses de causa não determinada.
Implantada no Hospital dos Covões - Coimbra.
Dr.Fernando Rodrigues
Nucleus Freedom: 29/06/2007
Activação: 30/07/2007
PORTUGAL
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ouvido-bionico.blogspot.com
 
Hospital dos Covões realiza o 500º Implante Coclear desde 1985
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» GNR efectuou quatro detenções e apreendeu droga em Oliveira do Hospital
» hospital mal-assombrado: será verdade?
» Um hospital dispõe de 7 médicos e 4 enfermeir
» [Resolvido]Dimensões de um hospital
» (CEF-Escriturário) - número de horas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Outros Assuntos :: News - Novidades - News - Novidades-
Ir para: