InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 24 em Ter Nov 17, 2015 12:09 pm
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 A evolução da forma de como se ouve com o implante...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Rosa
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 06/10/2009
Localização : Minho

MensagemAssunto: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Dom Nov 29, 2009 9:02 pm

Caros, amigos

Estão ansiosos por saber como estou a lidar com o IC recém-activado.

As sensações são iguais àquelas que experimentei no dia da activação, apenas fiz uma pequena descoberta em termos de ritmo, apesar de sentir que a tonalidade é igual para qualquer som captado pelo processador. O ritmo das sensações sentidas faz-me lembrar o código morse (que é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente) emitido por um telégrafo eléctrico. Analogamente, quando recebo impulsos eléctricos no meu ouvido tento descodificar esses sinais eléctricos através do ritmo. Foi o que me aconteceu hoje, quando fui ao meu quarto e senti uns impulsos eléctricos intermitentes. (Nota: nesse momento só tinha o IC ligado embora use a prótese no outro ouvido). Parei e fiquei atenta para tentar perceber o que era aquilo. Pelo ritmo das sensações parecia-me um telefone a tocar. Para tirar esta dúvida liguei a prótese do outro ouvido e reparei que era o meu telemóvel a tocar. Fiquei estupefacta e pensativa: será que é assim que vou ouvir através de um código diferente daquele que nós conhecemos? A conclusão que hoje tirei é que parece que vou ter que construir o meu código de audição para depois poder descodificar os sons.

Mas estou confiante de uma coisa, isto vai mudar de certeza para melhor!
Agora é importante manter a cabeça levantada e não desistir por muito que custe.

Assim sou a Rosa,

Abraços
cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luis



Mensagens : 75
Data de inscrição : 30/10/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Dom Nov 29, 2009 9:37 pm

É essas questões que dou a volta á cabeça para tentar perceber o que afinal se ouve com o implante o mais importante é não desistir e ter calma como diz a minha amiga memorex espero que essas duvidas sejam esclareçidas por quem já usa IC á mais tempo qualquer coisa estou cá para pelo menos uma palavra amiga beijos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luis



Mensagens : 75
Data de inscrição : 30/10/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Ter Dez 01, 2009 6:07 pm

Não á niguem que dê uma resposta a esta amiga reçem implantada ou aproveitaram a ponte para ir passear.
Como diz a memorex pareçe que só passam aqui quando têm algum problema e esqueçem que as outras pessoas tambem preçisam de ajuda eu sei que estou a esticar-me um pouco mas é o que penso desculpem lá qualquer coisa ok abraços.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
misal



Mensagens : 93
Data de inscrição : 25/07/2008
Localização : Ribatejo

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Ter Dez 01, 2009 10:25 pm

Olá, Rosa!

Fico contente por «as coisas estarem a andar», embora muito devagarinho e os sons a serem estranhos...por enquanto, espero! Uma amiga minha foi activada há pouco (3 semanas) e também diz que a fala das pessoas e a dela própria parecem a de robôs, e ela «só» esteve sem ouvir um ano e tal. Portanto, parece que é mesmo assim e que realmente há que reaprender a ouvir e a interpretar os sons, quase como uma criança que nasce - já para não falar de quando a criança está em gestação!
Não posso dar exemplos, nem referir experiências, porque não sou implantada; no entanto, ainda hoje há ruídos que não reconheço, porque com as próteses os sons também ficam diferentes, ou melhor, quando adquirimos surdez e passamos a usar próteses, também reaprendemos a ouvir e a perceber os sons. Ainda hoje, em casa de uma colega, ouvi um barulho que não identifiquei, parecia-me o ladrar abafado de um cão pequeno...afinal, o palpite foi completamente ao lado: era um spray de cheiro!!!
Espero que a progressão continue da melhor forma e que continues com coragem para todo este processo, já que de certeza que foi precisa muito mais coragem para viver a surdez e a decisão do implante. Tudo o que vier agora, é ganho!
Um abraço,
Inês

PS: desculpe, Luís, mas parece-me que se esticou realmente um bocado e caiu ao comprido; lamento, mas penso que há formas e formas de falar/escrever e embora não faça parte das pessoas que só passam por aqui quando têm problemas, como terá visto pelas mensagens que lhe deixei anteriormente, chocou-me a forma como escreveu, porque felizmente só tenho conhecido por aqui pessoas que dizem presente quando sentem que alguém precisa de ajuda, como certamente saberá melhor que eu.
Aliás, tenho reparado que ultimamente o Fórum é visitado diariamente por pessoas que colocam questões e por outras que de imediato respondem, tentando contar a sua experiência ou oferecendo um ombro amigo, às vezes com poucas palavras.
A experiência da Rosa não caiu em saco morto, uma vez que você lhe respondeu, não é? E isso é importante, que você se sinta como membro deste Fórum e que sinta que a sua resposta é mesmo importante, ainda que pessoalmente não possa dar o testemunho de implantado. Não há só implantados aqui, há pessoas com próteses e há ouvintes, familiares e amigos de outros membros. E todos eles são importantes neste percurso que passámos a partilhar!
Às vezes, apenas um sorriso, um abraço, uma palavra chegam para nos aquecer o coração...mesmo por escrito, e você fez isso ao responder à Rosa.
Desculpe você se agora fui eu que me estiquei, mas «com vinagre não se apanham moscas» e «quem não se sente, não é filho de boa gente»!!
E já agora, espero que com ponte ou sem ela, todos tenham tido um bom fim-de-semana, apesar da chuva e do frio!
Inês
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://imisal.wordpress.com
Luis



Mensagens : 75
Data de inscrição : 30/10/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Ter Dez 01, 2009 11:04 pm

Ainda bem que com palavras mais ou menos improprias alguem disse algo mais do que tudo vai correr bem eu sou ouvinte mas tambem compreendo as pessoas que têm problemas e que não chega só dizer que vai correr tudo bem precisam de algo mais ou sensações de quem esperava algo mais logo de prençipio espero que não tenha ofendido alguém do forum mas foi simplesmente uma opinião minha não querendo criticar niguem e muito menos magoá-la se empreguei palavras menos improprias desculpe a si e a todos os menbros deste forum e peço aos moderadores para me riscarem desta familia se for isso que desejarem .Espero que a ti Rosa tenhas mais algumas palavras ditas pela misal que te confortem.Abraços a todos.

PS: E já agora e fechando este capitulo como a misal sabe á 120 e tal registados em que no maximo 10 são frequentadores e falam de experiençias ou como diz uma palavra amiga agora pergunto onde pára as outras 110 pessoas, e mais uma vez desculpe a si ou a alguem do forum abraços.
END OF TÒPIC
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
misal



Mensagens : 93
Data de inscrição : 25/07/2008
Localização : Ribatejo

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Qua Dez 02, 2009 7:02 pm

Olá, Luís!
Eu a escrever a minha mensagem com tanto cuidado para não o ofender e agora vejo que afinal não me expliquei bem!
O que eu queria dizer era:
1º-Ó Luís, não se enerve tanto por não haver resposta imediata de mais do que 1 pessoa!
2º -Como você respondeu à Rosa e é elemento do Fórum, como todos os outros, surdos, familiares ou amigos, ela teve uma resposta!
3º - Visito o fórum quase diariamente desde há bastante tempo e nunca como nestas últimas semanas vi por aqui tanto movimento, tanta gente a dar ou a pedir conselhos.
4º - Ó Luís, nunca pensei que você se fosse embora do Fórum! E apesar de não mandar nada aqui, não me parece que haja motivo para isso!


Quanto às contas, sabe que eu nem sabia quantos inscritos havia e só agora é que cliquei em «membros» e descobri?
Realmente há cento e tal inscritos, mas desses apenas 58 deixaram pelo menos 1 mensagem, o que significa que os outros vieram só «espreitar», conhecer o Fórum; destes 58, só 39 escreveram 2 ou mais mensagens, portanto não me parece que haja cento e tal pessoas desinteressadas! E já nem contei o tal de mensagens deixadas nem dividi pelas 58 pessoas, para ver a média de mensagens de cada 1, porque penso que nem sequer vale a pena. Fora as mensagens particulares e outras fora do Fórum, que acontecem também!

Nestes grupos de auto-ajuda, isto acontece muitas vezes, como aliás acontece noutros grupos na vida: quantos sócios de um clube de futebol ou de um partido político não terão as quotas por pagar? Smile

Apesar disso, eu sou daquelas que pensa que não é a quantidade que importa, mas a qualidade e se formos ler as mensagens das pessoas que aqui vêm regularmente, vemos que há muita solidariedade na troca de sentimentos, de informações, de notícias. Isso sim, é importante!

Somos poucos? Se os poucos forem teimosos (no bom sentido, como eu e você) e bons (como aqueles que criaram o Fórum e aqui vêm dar o seu apoio), então temos Fórum!

Os outros, que passam e não ficam...esperemos que saiam mais bem informados e se não querem contribuir com as suas palavras...eles lá sabem porquê!

Espero ter conseguido explicar-me, desta vez! Ó Luís, tome lá um abraço e vamos pôr as contas de parte? cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://imisal.wordpress.com
Luis



Mensagens : 75
Data de inscrição : 30/10/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Qua Dez 02, 2009 7:26 pm

Pronto amigos outra vez é uma opinião minha ok e do tempo que estou no forum voçê misal é uma pessoa bastante partiçipativa e a palavra que empregou poucos mas bons temos de certeza forum para o futuro apesar de não ser surdo ou ter implante fico um pouco (bastante) chateado pelas partiçipações no forum mas pronto ainda bem que tudo passou beijinhos .
PS: já agora e em brincadeira experimente pôr uma tijela com vinagre para vêr se não apanha alguma coisa vai supreender-se. santa Very Happy
Não me vou embora do forum porque apesar de só conheçer alguns sinto que faço parte da familia a não ser que o administrador do forum me aconselhe a sair.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Carla

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 28/10/2009
Localização : V.N.Gaia

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Qui Dez 03, 2009 8:15 am

Bom dia Rosa,
já passaram mais uns dias de activada... não temos tido novidades suas. Estamos todos ansiosos. Beijinhos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 425
Data de inscrição : 28/04/2008
Localização : Setúbal

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Qui Dez 03, 2009 10:59 am

Olá,

Bom dia Carla, a Rosa neste momento encontra-se no Porto para o seu primeiro ajuste a sério no seu processador de fala. Se puder, vem cá relatar quando se sentir a vontade, no tempo dela.

Um beijo!
Memorex aka Alice

_________________
A vida tirara-me um sentido, e mais tarde a tecnologia devolveu-ma graciosamente, de braços estendidos perante a possibilidade, bastou escolher e isso é bonito de se ver. Decifrar os sons, no corpo de adulta mas criança ao mesmo tempo. É magia. O deslumbramento de um novo renascer.
National Geographic Portugal.

Surda Profunda desde 18 meses de causa não determinada.
Implantada no Hospital dos Covões - Coimbra.
Dr.Fernando Rodrigues
Nucleus Freedom: 29/06/2007
Activação: 30/07/2007
PORTUGAL
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ouvido-bionico.blogspot.com
Luis



Mensagens : 75
Data de inscrição : 30/10/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Qui Dez 03, 2009 10:35 pm

Espero á rosa que corra tudo bem com os ajustes e que logo logo começe a ouvir o que desejou beijinhos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rosa
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 06/10/2009
Localização : Minho

MensagemAssunto: 1.º Ajuste   Qui Dez 03, 2009 11:35 pm

Olá, meus amigos!

Antes de tudo, quero agradecer aquelas pessoas que demonstram interesse em conhecer a evolução da forma como se ouve com o implante coclear. É sempre bom ter conhecimento disso para ajudar os futuros implantados.

Hoje fiz o 1.º ajuste do IC. O procedimento foi o mesmo que o da activação do IC, a única diferença foi o aumento do volume. Depois foi feito um audiograma e o técnico resolveu aumentar mais o volume do IC.
Demos um grande abanão a este ouvido para ver se ele acorda, mas parece que ele quer "abrir os olhos" com calma, ele já está a "ver" uma pequenina névoa.
E agora como estou a ouvir? Confesso que no momento após o ajuste não foi muito agradável ouvir aquilo que parece mais um rádio que funciona muito mal (mal sintonizado) e ao mesmo tempo ouvir sons "mudos" que não se percebe nada. Tendo em conta o procedimento em si, isto é uma etapa normal, que requer a paciência e habituação. Mas como eu sou muito sensível aos sons altos, o técnico não pode aumentar mais o volume do que aquilo que já aumentou nesse momento pois foram muitos anos que este ouvido esteve mergulhado no silêncio e o cérebro requer adaptação à nova alteração.
Quando saí para a rua com os dois aparelhos ligados, senti-me como se estivesse embriagada, pensei que ia cair ou atravessar a estrada sem pensar que tinha de respeitar as regras. Isto fez-me redobrar a minha atenção ao andar na rua sozinha. Até sentia a minha corrente sanguínea no meu ouvido implantado, acreditam? E noto cada vez mais que estes ruídos dão-me muita sonolência. É uma questão de habituação.
É verdade que agora sinto que os sons estão a sair pouco a pouco daquela "névoa", mas por enquanto continuam "mudos" e são irritantes que fazem gastar mais energia do que aquela que é necessária para correr.

Por hoje é tudo, depois há mais...

Abraços,
Rosa


Última edição por Rosa em Sex Dez 04, 2009 12:35 am, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LVBeethoven



Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/04/2008
Idade : 39
Localização : Algures para os lados de Lisboa

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Qui Dez 03, 2009 11:56 pm

Olá Rosa,

Fico satisfeito com o abanão que teve hoje... E só espero que aguente esse "power". Pois, é importantíssimo para a evolução auditiva que está a ter através do IC.
Tal como a Rosa, todos os implantados já passaram por esse choque, e penso que deverá encará-lo como mais um desafio auditivo por que está a passar.

Diria que este tópico, é mais " A evolução auditiva da Rosa"; e vou explicar porquê:
Cada caso é um caso, e por isso, temos comportamentos diferentes. E como a Rosa teve algum tempo com esse ouvido inactivo, é natural que sinta mais este impacto... Estou convicto que bem logo, poderá disfrutar de uma boa audição através do IC. O facto de usar prótese no outro ouvido, facilita essa habituação, e por isso, tudo se torna mais fácil!

Ficaremos a aguardar por mais "um passo dessa criança" que está a evoluir de dia para dia... Foi sem dúvida um parto difícil, mas é também recompensador.
Daqui a pouco tempo notará uma diferença significativa relativamente ao que chamava de "choques eléctricos", ou "de um IC a estourar-lhe o cérebro"... Depois, serão as melodias suaves e nítidas de que tanto anseava, e poderá disfrutar.

Bem haja por este enorme esforço em testemunhar a sua evolução auditiva. É sem dúvida um testemunho de referência para muitas pessoas!


Com os melhores cumprimentos / LVBeethoven Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
claudia costa



Mensagens : 44
Data de inscrição : 01/09/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Sex Dez 04, 2009 12:38 am

Olá Rosa, fico contente,pois parece-me saíste desse 2º ajuste mais satisfeita!
Não tenho escrito muito por aqui, mas tenho acompanhado o teu caso;pois sempre que podemos conversamos um pouco no messenger!
Como já conversámos, cada dia é um dia!
É preciso ter pensamento positivo e esperar que o dia seguinte te traga sempre uma novidade em termos de sons, claro!
Admiro muito a tua coragem e força de vontade em vencer essa barreira do som!
A tua esperança, a tua dedicação em descobrir as novas sensações e relacioná-las com novos sons que vais ouvindo, são louváveis!
Como sabes, também sou implantada, fui activada a 16 de Outubro, e gostava de ter um quinto da tua preserverança e força de vontade de vencer!
E por isso te admiro muito!Tenho sempre muito prazer em falar contigo no messenger, onde me vais dando informações do teu dia a dia com o IC.
Mas tu, Rosa, como dizes vais vencer, atravessar essa barreira do som, obrigando essas células nervosas a "mexerem-se"e a deixarem de ser preguiçosas, levando melodias agradáveis a esse ouvido!
Fico mesmo feliz, porque notei algum optimismo no teu testemunho, e isso é uma referência de louvar para muitos implantados, que no início sentem as dificuldades inerentes a um Implante cóclear.
Bjs
Cláudia Costa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luis



Mensagens : 75
Data de inscrição : 30/10/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Sex Dez 04, 2009 9:08 pm

Todas as pessoas do forum são desde logo uma força da natureza porque lidam com o problema ou têm alguem com esse problema e não baixam os braços nem se redem as adversidades da vida para ti Rosa e todos daqui um abraço e um beijinho .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rosa
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 06/10/2009
Localização : Minho

MensagemAssunto: O 10.º dia após a activação do implante coclear   Sab Dez 05, 2009 9:36 pm

Olá, meus amigos!

Quanto ao IC, já passaram 10 dias e é preciso uma dose de santa paciência para suportar os barulhos envolventes. Estes barulhos que sinto no ouvido são tão irritantes que me dá vontade de tirar o IC. E hoje sinto que a sensibilidade é maior que nos outros dias. Porque será? É nesses momentos que tenho de elevar a teimosia em manter o IC ligado e não deixar-me vencer pela teimosia do ouvido em querer manter-se no silêncio. Não é assim? Eu acho que me estou a dar-me em doida com esta confusão nos meus ouvidos, mas tem mesmo que ser assim, senão não tenho frutos doces. Digo mais uma vez, nesta fase é preciso muita paciência e coragem para enfrentar aquilo que entra nos ouvidos.
Uma diferença que notei hoje foi que senti a voz do meu filho mais fina e a voz do meu marido mais grossa. É verdade! Mas ainda não se percebe nada. E aquele barulho da sirene do INEM, é um som mudo, estridente e ensurdecedor. Já é alguma coisa que alcancei com o IC. Sinto que os sons estão tão altos e eu acho que o meu cérebro ainda não se adaptou bem as novas alterações.

Melhores dias estão para vir...

Abraços e até à próxima!
Rosa


Última edição por Rosa em Seg Dez 07, 2009 3:13 pm, editado 3 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
claudia costa



Mensagens : 44
Data de inscrição : 01/09/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Sab Dez 05, 2009 9:46 pm

Olá Rosa,

Essa paciência, tem de ir até ao limite!!
Olha gostei da tua frase:" ...é um som mudo,estridente e ensurdecedor."
Força e beijinhos.

Cláudia Costa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 425
Data de inscrição : 28/04/2008
Localização : Setúbal

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Sab Dez 05, 2009 10:06 pm

Rosa!

Estava aqui eu ansiosa pelo relato do teu ajuste a sério, eis-me deparo com dois textos graciosos mas porém ensurdecedores num misto de receio e esperança, Rosa, é assim mesmo a realidade que sentes. A ânsia desfloradora de escutares melhor à medida que os dias vão passando, decifrando cada som, rodeado de contornos e detalhes.

É a alegria e o prazer de viveres o presente como uma criança, neste momento o teu ouvido implantado é um recém-nascido acabadinho de nascer, já completou uma semana de vida e ainda vai continuar a estranhar o mundo.

Agarra nesta experiência, do inexplorado, do nunca antes vivido. O inicio do começo que se está a revelar cansativo, esforçado mas as conquistas sonoras são feitas diariamente, é nela que deves apreciar e triunfar mais além, tal como agora neste pedaço de texto:

Citação :
Uma diferença que notei hoje foi que senti a voz do meu filho mais fina e a voz do meu marido mais grossa. É verdade! Mas ainda não se percebe nada. E aquele barulho emitido pela ambulância do INEM, é um som mudo, estridente e ensurdecedor.

E é, a voz das crianças são mais finas e a de homem grossas como bem definiste, agora sim, a evolução vai andar constantemente, e tu Rosa conhecendo cada timbre. Não desanimes. Não estás só, também eu tenho muito que aprender ouvir, muito conhecer, e ainda me falta conquistar o tão almejado reportório de todos os sons que existem neste planeta.

Todo o esforço valerá a pena, e um dia ainda te ouço: estou a ouvir!

Sê paciente. Tudo virá no tempo certo.

Beijo nesta caminhada.
Memorex aka Alice

_________________
A vida tirara-me um sentido, e mais tarde a tecnologia devolveu-ma graciosamente, de braços estendidos perante a possibilidade, bastou escolher e isso é bonito de se ver. Decifrar os sons, no corpo de adulta mas criança ao mesmo tempo. É magia. O deslumbramento de um novo renascer.
National Geographic Portugal.

Surda Profunda desde 18 meses de causa não determinada.
Implantada no Hospital dos Covões - Coimbra.
Dr.Fernando Rodrigues
Nucleus Freedom: 29/06/2007
Activação: 30/07/2007
PORTUGAL
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ouvido-bionico.blogspot.com
fernanda-soares



Mensagens : 102
Data de inscrição : 06/05/2008
Idade : 56
Localização : Ovar

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Dom Dez 06, 2009 11:12 pm

Olá Rosa!

Parabéns pelo sucesso da cirurgia e pela activação e parabéns pela força de vontade que tem demonstrado nesta fase " DIFICIL".

Sei o que sente porque também eu já passei por isso, mas a nossa força de vontade supera todos os obstáculos.
No inicio as vozes e os sons pareciam discos riscados, como antigamente quando a agulha passava nos discos de vinil e ouvia-se um som irritante, era assim que eu ouvia. Depois com os ajustes e com o meu cerebro a habituar-se tudo mudou.
também me apeteceu tirá-lo algumas vezes, mais na 1º semana, mas como a Rosa também sou teimosa e portante acabava por não o tirar.

Por isso desejo-lhe muita paciência, porque agora é o que precisa, para depois poder colher e mostrar os frutos maduros.

Um beijo grande

Fernanda
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ouvircomunicar.blogs.sapo.pt
Rosa
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 06/10/2009
Localização : Minho

MensagemAssunto: Novas descobertas   Ter Dez 08, 2009 12:34 am

Meus caros amigos,


Vou relatar o que senti hoje com o IC.
Não vão acreditar que ouço melhor a televisão e a conversa ao telefone quando tenho o IC e a prótese auditiva ligados do que quando tinha só a prótese, mas nestas circunstâncias ouço pior quando as pessoas presentes falam comigo, pois imaginem com os dois aparelhos ligados, o ouvido implantado não consegue decifrar os sons e o outro consegue decifrar 60% dos sons, juntando isto tudo resulta uma melodia desafinada.
Desde ontem que os sons que ouço com o IC estão a ser cada vez mais insuportáveis. Tenho andado a pensar porque será que agora estou a ouvir os sons indecifráveis tão altos e tão estridentes? E parece-me que cada dia que passa ouço-os cada vez mais altos e mais estridentes. Estava com uma ideia de que seria o contrário. Sabem o que eu acho? Acho que o meu ouvido está a reagir muito rapidamente, parece que “acordou”. Agora vou aguardar que o técnico me responda à questão colocada e a outras que vão surgindo.
Fiquei curiosa por saber porque é que ouvia tantos barulhos se eu estava num sítio muito silencioso. Então experimentei algumas coisas para tentar perceber o que se estava a passar. Com os dois aparelhos ligados, experimentei andar muito vagarosamente e parava para pensar: o meu ouvido implantado capta os sons da roupa a roçar, dos pés a pousar no chão e das pernas a mexer. E depois experimentei a abrir e fechar uma mão. Fiquei PARVA só de pensar que o meu ouvido implantado consegue captar os sons que não passam pela cabeça das pessoas ouvintes. Eu, só com a prótese, nunca ouvi as minhas mãos a ranger quando a abria e fechava, nem o meu a cabelo a deslizar... Agora imaginem, todo o dia a ouvir tudo e mais alguma coisa mas na forma de sons muito altos, indecifráveis e estridentes, é desgastante, mas fico feliz por saber que estou a ouvir naquele ouvido.
Como não queria tirar o IC, lembrei-me de pegar no controlador e experimentar baixar o valor da sensibilidade e do volume até ao mínimo possível. E assim o desconforto diminuiu e já conseguia respirar de alívio. Agora vou mantê-lo assim até fazer um novo reajuste.
E mais, no fim do jantar estava a ver um programa de música na televisão e eu achava que estava tão alto, que até punha as minhas mãos a tapar os meus ouvidos, pedi ao meu marido e à minha filha para baixarem o volume da televisão. O meu marido olhou para mim espantado e disse-me que a televisão não estava assim tão alta. Isto é inacreditável!

Se compararem a mensagem que aqui postei com aquela postada no dia 26 de Novembro no tópico das Apresentações vão verificar que o salto foi gigantesco.

Espero ter aguçado a curiosidade...
Depois, certamente, haverá mais novidades.

Até lá, um grande abraço,
Rosa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luis



Mensagens : 75
Data de inscrição : 30/10/2009

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Ter Dez 08, 2009 9:47 am

Grande Rosa para quem não ouvia nada desse ouvido e agora até ouve mais alto que os ouvintes é dose ainda bem que as coisas vão indo no caminho certo apesar de ainda ser um rádio mal sintonizado há-de vir os sons que tanto anseias beijinhos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 425
Data de inscrição : 28/04/2008
Localização : Setúbal

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Ter Dez 08, 2009 11:49 pm

Rosa!

Sabes qual foi a minha reacção ao ler esta crónica coclear? Abri e dei um largo sorriso. Fizeste-me recordar os meus dias primordiais da activação, há precisamente 2 anos e 4 meses, descobrindo cada som... relembro de no primeiro dia de activada, já no cair do pano da noite ouvir a minha própria respiração, levei um tempo para perceber que este som vinha de mim.

Agora sim, estás a desvendar a magia dos sons, apesar de inicialmente serem considerados desagradáveis para ti, e provavelmente o volume esteja a te incomodar, sinal de que o ouvido despertou abruptamente em tão pouco tempo, UAU, 37 anos de absoluto silêncio, totalmente desestimulado e há uma semana eram meramente sensações auditivas. Sensações essas que eu sinto no meu ouvido pior com o uso da prótese auditiva. Sim, Rosa, penso no BILATERAL muito e tanto o quanto nem imaginas a vontade de dar um irmão ao Sun Melody (lado esquerdo implantado).

Este roçar das roupas, ofusca ténue. Os movimentos corporais. Foram sinal de espanto e comoção perante a estranheza do instante, devagarinho vais conhecendo este universo biónico e pequenas partes técnicas de manuseamento no processador de fala em termos de sensibilidade e volume. O mastigar de comida, a água que sai da torneira. O som dos passos.

Sabes Rosa, antes de eu ter feito o IC arrastava muito os pés no chão, isso irritava a minha mãe pois de tal modo o som era incomodativo desde o quarto à sala, ou da casa de banho à cozinha... como um milagre depois de activada, deixei de produzir este arrastamento tomando consciência do quão irritante era, hoje em dia a minha família produz este som e eu alerto-os, não imaginas o divertimento que implica!

As vozes, o volume. Mais um riso na minha face floresce, o teu percurso quase idêntico ao meu, a nível de percepção, também pedia diariamente ás pessoas para que falassem baixo pois estavam a abarrotar o meu pobre ouvido recém-implantado... Fui diminuindo o volume da Televisão, menos a da Música, pois o que queria era dançar!!! Não incomodava tanto como as vozes.

È isso Rosa, vai conquistando e conhecendo este maravilhoso universo dos sons.

Hoje tive a minha conquista, as tuas serão de todos os dias a cada momento que menos esperas, e pules como uma criança!!!

Beijo
Memorex aka Alice

_________________
A vida tirara-me um sentido, e mais tarde a tecnologia devolveu-ma graciosamente, de braços estendidos perante a possibilidade, bastou escolher e isso é bonito de se ver. Decifrar os sons, no corpo de adulta mas criança ao mesmo tempo. É magia. O deslumbramento de um novo renascer.
National Geographic Portugal.

Surda Profunda desde 18 meses de causa não determinada.
Implantada no Hospital dos Covões - Coimbra.
Dr.Fernando Rodrigues
Nucleus Freedom: 29/06/2007
Activação: 30/07/2007
PORTUGAL
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ouvido-bionico.blogspot.com
Rosa
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 06/10/2009
Localização : Minho

MensagemAssunto: 2.º Reajuste do implante coclear   Sex Dez 11, 2009 2:03 am

Olá, meus amigos!

Não queria deixar de relatar mais um reajuste (2.º reajuste). Expliquei ao técnico as mudanças que senti, como aquelas que relatei anteriormente e aquelas que senti nestes dois últimos dias em que voltei a colocar os mesmos valores como estavam programados e reparei que já não sentia aquele desconforto de ouvir os sons muito altos e estridentes. Mesmo assim, resolveu-se reprogramar baixando a intensidade do som e torná-lo mais suave para ter uma audição mais confortável. Já sabem que o procedimento do reajuste é sempre o mesmo.
Depois disto, foi feito o 2.º audiograma e sabem o que me espantou? O respectivo audiograma revelou que eu conseguia ouvir com o IC os beeps, em campo livre, a partir de 45 dB em média. É incrível, pois sem o IC só conseguia sentir sensações auditivas a partir de 90 dB em média para frequências baixas e 110 dB para frequências altas. Não é extraordinário ver esta diferença tão grande? Ficamos todos espantados, pois para conseguir obter esta quantidade de audição com o IC em tão pouco tempo, duas semanas, contra 37 anos de surdez profunda no ouvido implantado, é uma vitória! Espero conseguir atingir os 30 dB!
É verdade que durante o respectivo exame audiométrico tive algumas dificuldades em perceber os sons dos beeps, aquele ruído de fundo que ouvia parecia-me mais a minha corrente sanguínea, não podia ser outra coisa... Se era outra coisa não conseguia identificar sabendo que o exame foi feito em campo livre e nas condições de isolamento acústico.
Saliento que com o IC ainda ouço os sons mudos e não aqueles verdadeiros sons, mas lá virá o tempo...
Por hoje não tenho mais nada a relatar.

Abraços e até à próxima.
Rosa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rosa
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 06/10/2009
Localização : Minho

MensagemAssunto: Nova descoberta: som do relógio   Seg Dez 14, 2009 5:58 pm

Olá, meus amigos!

Vim a correr contar-vos a nova descoberta daquilo que consegui ouvir hoje!
Apesar de a qualidade de som ainda ser péssima, é espantoso saber uma coisa: a capacidade que o IC fornece ao nosso ouvido para captar sons é extraordinária.
Estava sentada no sofá com o meu ouvido esquerdo (o implantado) virado para a parede e ouvi uma coisa muito estranha. Nesse momento, de cabeça um pouco baixa, concentrei-me naquilo que estava a ouvir e que me parecia ouvir um relógio de parede. Olhei para o relógio que estava pendurado e tentei ver se o movimento do ponteiro dos segundos correspondia com aquilo que estava a ouvir. Fiquei abismada, nunca ouvi esse relógio com a prótese auditiva e agora ouço com o IC!!!! Fiquei feliz, apesar de ter outros problemas que me querem atirar ao chão. Hoje senti que o meu ouvido está mais sensível, será por isso que ouço mais barulho?! O som que ouvi parecia-me mais metálico.

Mais uma descoberta! Que seja bem vinda! E que venham mais, com rapidez!

Até à próxima descoberta!
Rosa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
misal



Mensagens : 93
Data de inscrição : 25/07/2008
Localização : Ribatejo

MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   Seg Dez 14, 2009 6:16 pm

Fico feliz por mais uma conquista e, sobretudo, porque acredito que ainda estás no princípio da (re)descoberta dos sons!
É muito engraçado vir aqui quase todos os dias e acompanhar os teus progressos, quase se estivéssemos a acompanhar a evolução de uma criança; e no fundo, estás a renascer para os sons, não é?

Queria também dizer-te que gostei muito de conhecer-te, de ver a tua doçura, a tua alegria e a tua tenacidade frente aos obstáculos! E dizer-te que admiro a tua cumplicidade com o João e o modo como as tuas conquistas também são as dele! Ele vibra quase tanto como tu e é fantástico sentir que as tuas conquistas também são as dele, que tens alguém tão especial contigo!!

beijinhos e vai continuando a contar as novidades desse menino «esquerdo»1
Inês lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://imisal.wordpress.com
Rosa
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 130
Data de inscrição : 06/10/2009
Localização : Minho

MensagemAssunto: Um mês após a activação   Dom Dez 27, 2009 12:16 am

Olá, meus amigos!

Espero que tenham tido um bom Natal!
Enquanto estava a apreciar um chocolate MON CHÉRI lembrei-me de vir aqui fazer um balanço da evolução da minha audição com o IC, já que hoje faz um mês em que fui activada.
Tenho estado atenta à forma como ouço os sons. È verdade que tudo continua na mesma e parece que o tempo “parou”. Estes momentos em que parece que não há evolução são os tais que requerem muita, muita, muita paciência e coragem. E quando a paciência se esgota? Procuro algo novo que alimente e fortaleça a minha paciência. É a esperança de ouvir melhor no futuro que me ajuda a encontrar a santa paciência e também aqueles que aqui estão a apoiar-me, dão-me força. Por isso, futuros implantados, não se entreguem ao desânimo que é um dos inimigos do IC. Temos aqui gente que nos apoia e ainda há os reajustes do IC...

Como estou a ouvir neste momento? Em termos de qualidade dos sons, estes continuam indecifráveis e mudos, parecem aqueles sons de testos das panelas a bater debaixo de um cobertor (som mudo) ora ordenadamente ora descoordenadamente conforme a situação.

É verdade que fico admirada quando consigo ouvir o relógio de parede, o cão a ladrar (quando estou no escritório silencioso) e o ritmo da música. Saliento que a forma como ouço estes sons são muito diferentes dos sons naturais, para já ouço tudo com a mesma tonalidade que se parecem mais quando se pronuncia “ tststs tststststs ts tsts”. É mesmo assim que ouço aqueles sons. É um momento frustrante para quem já ouviu ou ainda tem alguma audição residual saber como soam os sons naturais.
Mas não me vou desanimar pois ainda tenho um longo caminho a percorrer para atingir esse nível desejado. Confesso que estou muito preocupada com a minha profissão embora neste momento esteja de baixa, estou num mundo de muitos pontos de interrogações e de desafios sabendo o quão importante é a audição numa relação entre professor e alunos.
Meus amigos, toda a minha vida esteve repleta de desafios, este é um deles. Vamos ver o que vai sair daquele ouvido...

Estou ansiosa pelo dia do próximo reajuste para ver se noto mais alguma diferença...
Até lá...
Um beijinho
Rosa

santa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: A evolução da forma de como se ouve com o implante...   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
A evolução da forma de como se ouve com o implante...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Forma correta de escrever e falar ?
» razão entre segmentos
» Arranjo, Permutação E Combinação Simples
» Como o ateu vê como foi a formaçao de todas as coisas?
» Quando Deus criou o homem já existia o macaco... (Evolução e Criação)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Implante Coclear :: Testemunhos de Adultos Implantados.-
Ir para: