InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 24 em Ter Nov 17, 2015 12:09 pm
Últimos assuntos

Compartilhe | 

A Partitura Musical da Vida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
José Pedro Amaral

MensagemAssunto: A Partitura Musical da Vida   Dom Jan 17, 2010 7:52 pm

Recuperar a audição após 10 anos de silêncio total é uma dádiva, mas recuperá-la com o recurso à cirurgia de implante-coclear é muito mais que isso: é um autêntico milagre da tecnologia e do esforço do homem na procura e concretização da qualidade de vida para o seu semelhante.
Se, antes de ter perdido a pouca audição que tinha, já tinha acesso ao universo sonoro com uma prótese convencional, a verdade é que com o recurso ao implante-coclear esse universo passou a estar dotado de uma clareza melódica incomparavelmente mais eficaz, o que veio ao encontro do objectivo, largamente alcançado, de reencontrar uma qualidade de vida perdida.
E se tudo o que atrás relatei foi alcançado com o recurso a um só implante-coclear, imagine-se o que é poder usar dois implantes-cocleares? – é assim como ter estado a escutar uma determinada música por um simples trio e poder vir a escutar a mesma música agora executada por uma orquestra imensa num auditório cuja acústica nos beija as faces rosadas de regozijo por mais esta dádiva.
No entanto, e é bom referir isso, é absolutamente necessário que a informação prestada ao potencial candidato a implante – seja ele uni ou bi-implantado – seja o mais clara, precisa e directa possível, não vá criar-se nele expectativas excessivas; pois que o processo de adaptação/reabilitação à nova realidade auditiva em nada se assemelha aquela que é feita a quem usa uma prótese convencional, dado que a forma e o modo como estas duas próteses – a retroauricular e o implante-coclear – fazem chegar o estímulo auditivo ao córtex cerebral são completamente diferentes, já que uma é uma mera ampliação do som junto do tímpano e a outra cria uma estimulação por impulsos electromagnéticos que implicam uma reaprendizagem do que é ouvir, sendo por isso os resultados também diferentes.
Ainda assim, dada a minha experiência de 4 anos de bi-implantado, importa dizer que o grande segredo do sucesso de todo este processo de habilitação/reabilitação de uma pessoa sujeita à cirurgia de implante-coclear reside no intenso trabalho de estimulação auditiva a que ele for capaz de se sujeitar, ouvindo música suave, rádio, áudio-livros e os sons ambientes. Tal como um pintor pinta o seu quadro com todas as cores que estão na paleta, também ouvir é muito mais que sentir os sons; é ser-se capaz de escutar o que está nas entrelinhas da partitura musical da vida.

José Pedro Amaral
in "Auduiologia em Revista"
Ver perfil do usuário
Paulo

MensagemAssunto: Comentário à "Partitura musical da vida" de JPAmaral   Seg Jan 18, 2010 3:40 pm

Olá JP, Very Happy

Sobre a tua "partitura musical da vida", esta resultou em belas "melodias" alfabeticamente escritas num português fluido e eloquente, que explicitam e destacam com infinita satisfação e beleza da gradual recuperação ou reabilitação auditiva, no quotidiano dum implantado com implante(s) coclear(es).

Bem hajas, Grande JP Amaral

Abraço, cheers
Paulo
Ver perfil do usuário http://www.implantecoclear-advancedtechnology.blogspot.com/
fernanda-soares

MensagemAssunto: Re: A Partitura Musical da Vida   Seg Jan 18, 2010 9:13 pm

Olá meus amigos!

Até que enfim, que leio alguma coisa escrita por suas excelências!!!

Andam um pouco ausentes destas bandas!

1º parabéns pela vossa eleição e como tal desejo muito sucesso e muito trabalho.
2º gostei da vossa escrita, realmente sente-se melodia nas palavras.
3º continuem a escrever.

Beijos desta vossa amiga, um pouco ausente também!!!

fernanda
Ver perfil do usuário http://ouvircomunicar.blogs.sapo.pt
José Pedro Amaral

MensagemAssunto: Re: A Partitura Musical da Vida   Ter Jan 19, 2010 2:03 pm

Olá Fernanda, boa tarde!

Sabes...é que para mim é complicado escrever no Forum, mas, ainda assim, quando o que tenho para dizer merece o esforço não há nada que me detenha; até porque quem por cá está merece todo o meu respeito e consideração.

Fico Feliz por a minha "Partitura Musical da Vida" ter sido útil, não só para quem já é implantado como para aqueles que o poderão vir a ser.

Abreijos
Zé Pedro
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A Partitura Musical da Vida   

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vida Eterna citada no velho e no novo
» Os processos na vida dos crentes