InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 24 em Ter Nov 17, 2015 12:09 pm
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 Quantos meses tinham os vossos bebés qd fizeram os testes?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
aprendiz



Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/04/2010
Idade : 34
Localização : Madeira

MensagemAssunto: Quantos meses tinham os vossos bebés qd fizeram os testes?   Qui Abr 15, 2010 4:59 pm

Boa tarde,
Como já referi na minha apresentação, o meu bebé (Lucas) fez o rastreio auditivo à nascença (otoemissões acústicas), repetiu com menos de um mês e voltou a repetir hoje, com um mês e meio. O resultado foi sempre o mesmo, em ambos os ouvidos: negativo. Sad
A técnica (do Hospital) voltou a dizer que acontece, que ele pode ter líquido ou secrecções no ouvido, alguma infecção... e que não quer dizer que ele não oiça. Marcou o exame dos "potencias evocados" para Agosto, altura em que ele terá 6 meses.

A minha questão é: não posso fazer este exame antes disso, ou é inútil fazer mais cedo? É que esperar até Agosto é morrer de ansiedade!!

Digam-me a experiência com os vossos filhos, para saber se estou querendo pôr a carroça à frente dos bois ou se tenho razões para estar preocupada...

É que não queremos correr o risco de atrasar o processo de aprendizagem caso se confirme a surdez. (apesar da técnica ter dito que só podemos intervir a partir dos 6 meses... o que nos deixou duvidosos pk acho que lemos no fórum que uma miúda tinha começado a usar próteses aos 3 meses...)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
salberto



Mensagens : 13
Data de inscrição : 09/03/2010

MensagemAssunto: Re: Quantos meses tinham os vossos bebés qd fizeram os testes?   Sex Abr 16, 2010 2:26 pm

Ola

Eu sou a mãe da Ema, e deve ter sido no meu testemunho que leu que a Ema começou a usar as proteses com 3 meses Smile
O nosso processo foi semelhante ao descrito por vós, na CUF Descobertas, onde ela nasceu, foram realizados o rastreio auditivo à nascença, que deu negativo, repetimos, deu negativo e realizamos quando ela tinha cerca de 2 meses os potenciais evocados também no hospital, onde se confirmou a surdez (entre profunda a severa)..
A partir daí iniciamos o processo de reabilitação de duas formas, iniciamos consultas de acompanhamento na Estefânia, com a Dra Luisa Monteiro, e contactamos a Widex, na pessoa do Sr Rui Nunes, onde iniciamos a colocação das próteses quando a Ema tinha pouco mais de 3 meses.
Quer na Estefania quer na Widex voltamos a fazer exames que comprovaram a situação. Tanto a Dra Luisa como o Dra Rui Nunes são impecáveis!
A minha sugestão é que realmente não esperem até aos 6 meses para ter confirmação do diagnóstico e começar a fazer algo.
Depois da colocação das próteses, que no inicio é uma fase de adaptação um pouco complicada pois as proteses fazem um ruido de feedback que nas crianças muito pequenas é muito constante (agora tá melhor Smile, agora começamos a fazer exames para verificar ganhos com as próteses. A Ema tem 7 meses e sinceramente ainda não conseguimos detectar se ha ou não ganhos..
O que nos indicaram é que até ela ter cerca de um ano devemos fazer este processo de análise, e depois, caso se verifique que não ha ganhos com as próteses, devemos verificar a possibilidade de fazer o implante coclear, onde o centro de referencia é Coimbra.

Espero que a nossa experiência, curta mas intensa, possa ajudar!

Sara e Ema
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
aprendiz



Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/04/2010
Idade : 34
Localização : Madeira

MensagemAssunto: secrecções, infecção...   Sex Abr 16, 2010 2:40 pm

Olá Sara, obrigada pelo testemunho!
Agora surge-me outra questão:
A técnica disse que para fazer os potenciais evocados o bebé não poderia estar doente, não poderia estar constipado, por ex. Tinha que estar o melhor possível para que o exame seja o mais fiável possível...
Se ele realmente tiver alguma infecção a bloquear, se ele fizer o exame agora... o resultado não será fiável, certo? (segundo a perspectiva da técnica...)
Disseram-te isto? Ou o teste dá sempre um resultado conclusivo?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
salberto



Mensagens : 13
Data de inscrição : 09/03/2010

MensagemAssunto: Re: Quantos meses tinham os vossos bebés qd fizeram os testes?   Sex Abr 16, 2010 4:22 pm

Ola

Sim, realmente ela disse que tinha de estar bem, caso contrário podia condicionar os resultados. Por isso, se o Lucas estiver constipado ou isso, convem esperar para haver certezas!

Tudo a correr bem!

sara e ema
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
aprendiz



Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/04/2010
Idade : 34
Localização : Madeira

MensagemAssunto: novidades   Sex Abr 16, 2010 7:26 pm

Olá
Acabei de falar com a otorrino que faz, na Madeira, os potenciais evocados, e ela explicou-me que na Estefânia fazem aos 3 meses os "potenciais evocados rápidos", que é um teste que em termos de resultados é semelhante aos das otoemissoes acusticas.
Aquele que me marcaram pós 6 meses é preciso k o bebé leve um sedativo e esteja em jejum durante 4h, razão pela qual não pode ser feito mais cedo.
Disse-me ainda que, caso se confirmasse aos 3 meses a surdez, a questão das proteses auditivas não traria grandes ganhos em relação a começar a usá-las aos 6 meses, devido à maturação do sistema auditivo que ainda está a processar-se.
Em todo o caso, ela voltou a dizer que há casos que acontece isto: não passa nos primeiros exames e depois vem-se a confirmar que o bebé ouve.
Enfim, vamos então esperar para ver...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Carla

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 28/10/2009
Localização : V.N.Gaia

MensagemAssunto: Re: Quantos meses tinham os vossos bebés qd fizeram os testes?   Seg Abr 26, 2010 4:22 pm

Olá,
Eu sou a mãe do Bruno, que neste momento tem 14 meses, tem surdez profunda, usa próteses e está estudo para implante coclear.
O Bruno não fez o rastreio auditivo e nós descobrimos que ele não ouvia por volta dos 6 meses.
Na minha opinião deve tentar colocar as próteses o mais cedo possível, pelo que me explicaram, é importante para a maturação do sistema auditivo receber estímulos. Houve uma médica que me disse que “nem que seja o barulho de tacos a bater” o importante é que receba algum tipo de estímulo para tirar a criança do seu mundo.
No caso do meu filhote, quando começou a usar as próteses não reagia a nada, mas ao fim de 3 meses já virava a cabeça quando chamávamos pelo seu nome. Tenho pena que não tenha sido mais cedo.
Carla
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Tiago



Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/02/2009

MensagemAssunto: Re: Quantos meses tinham os vossos bebés qd fizeram os testes?   Ter Ago 31, 2010 4:35 pm

Vivam,

o meu filho fez os potenciais evocados por volta dos 4 meses, se não me engano, e depois repetiu várias vezes até termos a certeza (ou estarmos convencidos). Tanto quanto sei este exame a que alguém se referiu como "rápido" antes, já é muito importante e dá mais informação do que as otoemissões.
Também tivemos que garantir que ele não tinha nenhum tipo de infecção no ouvido, nem estava constipado, etc., pois caso contrário pode ser inconclusivo.
Mais tarde fizemos os outros potenciais (acho que se chamam potenciais evocados do estado estável) que servem para tentar perceber se a criança tem, ou não, alguma audição residual, mais nos sons graves ou agudos, etc. Para este exame foi preciso fazer a tal sedação do bébé.
No entanto, depois dos primeiros exames, se não me engano, comprámos logo umas próteses, pois esse exame já era indicativo do nível de surdez (o que seria mau seria ter uma prótese a ampliar muito sem necessidade, o que até poderia danificar o ouvido...)

No caso do meu filho ele nunca reagiu (o Rui Nunes da Widex fez-lhe um teste e disse logo que achava que não estava a resultar) mas depois ainda voltámos a fazer milhentos testes para não restarem dúvidas.

As datas aproximadas dos testes que fizemos estão aqui neste blog que de vez em quando vou mantendo, embora não tenha a certeza absoluta das datas...

Até breve, e esperemos que corra tudo bem, que seja um problema simples de resolver.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
aprendiz



Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/04/2010
Idade : 34
Localização : Madeira

MensagemAssunto: Olá   Ter Ago 31, 2010 5:48 pm

Olá, obrigada pelo seu testemunho. Smile

Neste momento, o Lucas acabou de fazer os 6 meses e por isso vai fazer agora (nos próximos dias) o dos "potenciais evocados" (aquele que leva o sedativo).

Em todo o caso, já há vários meses que eu tenho a sensação que ele ouve, pois já se assustou com ruídos fortes, além de virar o rosto ao encontro de vozes que apareciam. Mas enfim, estamos sempre com o pé atrás, e a confirmação desta nossa "certeza" só virá com o teste.

Quando tiver notícias, venho cá contar Wink
Graciela.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
aprendiz



Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/04/2010
Idade : 34
Localização : Madeira

MensagemAssunto: mais um exame..   Qua Set 29, 2010 8:44 pm

Bem, as notícias que trago ainda não são as melhores... mas ainda não perdi a esperança.
No passado dia 27, o Lucas fez os potenciais evocados (depois de tomar o sedativo) e o resultado: zero de audição! No

A técnica verificou que havia muita cera e disse que poderia ser a causa. Lá muita cera ele tem, já o pediatra em cada consulta, tinha verificado o mesmo.

Bem, reencaminharam-me para uma consulta com o Otorrino que acompanha as crianças do rastreio, ele deu uma olhada no exame e disse que poderia realmente ser cera. Não estive ainda com esse otorrino porque ele saiu para um congresso; a técnica é que chegou a mostrar-lhe o exame do Lucas e ele comentou que poderia ser cera.

Ai, ai... o que é certo é que levámos mais um balde de água fria quando fizemos este exame e o resultado não foi o que esperávamos.

O facto dele ter dito que pode ser cera, foi um alívio... mas é apenas mais uma hipótese Rolling Eyes

Algum de vocês passou também por esta hipótese? Se sim, que fizeram ao vosso bebé? Uma limpeza do ouvido?

Lucas, 7 meses:
[url=[URL=http://img839.imageshack.us/i/lucas038.jpg/]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Quantos meses tinham os vossos bebés qd fizeram os testes?   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Quantos meses tinham os vossos bebés qd fizeram os testes?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Faltam 3 meses para a Nova Ordem Mundial???
» U.F.Uberlândia-MG) Logaritmo?
» Quanto tempo demora o curso de formação????/
» Cálculo das Setentas Semanas de Daniel...
» Biblicamente, quantos anos tem a terra???

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: A Surdez :: Ajuda a Pais de Surdos-
Ir para: