InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 24 em Ter Nov 17, 2015 12:09 pm
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 Um MARCO para a OTORRINOLARINGOLOGIA em Portugal... Bébé de 11 meses é implantado em Coimbra.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
LVBeethoven



Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/04/2008
Idade : 39
Localização : Algures para os lados de Lisboa

MensagemAssunto: Um MARCO para a OTORRINOLARINGOLOGIA em Portugal... Bébé de 11 meses é implantado em Coimbra.   Sex Jul 16, 2010 3:49 pm

...E imaginem quem foi o bébé implantado: o Rubenzinho, filho da Vera Silva!... Very Happy

PARABÉNS!!! Muitas Felicidades!


Transcrevo na integra, a notícia que saiu nos jornais "Público" e "Diário de Coimbra":
"...
O Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) anunciou hoje a realização do primeiro implante coclear num bebé com menos de um ano que nascera com surdez profunda, numa “intervenção pioneira” em Portugal.

O director do serviço, Carlos Ribeiro, revelou à agência Lusa que esta intervenção permitirá ao bebé, de 11 meses, “uma audição social normal”, possibilitando-lhe a “compreensão da palavra e a aprendizagem da linguagem”.

A implantação coclear em crianças com menos de um ano de idade “constitui um marco importante. Quanto mais cedo a criança for implantada, mais cedo a sua audição e os seus neurónios serão estimulados, e portanto, mais capacitada estará para desenvolver competências linguísticas”, sublinha o médico em nota divulgada hoje.

O director do Serviço de Otorrinolaringologia do CHC frisa ainda que “se a implantação não for suficientemente precoce, a criança pode nunca recuperar totalmente as suas capacidades para compreender e utilizar a linguagem”.

Carlos Ribeiro nota que “a cirurgia é apenas uma parte de um processo muito mais longo, desde o rastreio, passando pelo diagnóstico precoce, pelo esclarecimento dos pais e pela definição de que o implante é, de facto, a melhor opção para a criança, e não uma prótese auditiva, por exemplo”.

“Ora, conseguir cumprir todas estas fases do protocolo num espaço de tempo tão reduzido e com uma criança tão pequena, só é possível com uma equipa multidisciplinar tecnicamente muito evoluída”, alerta.

Segundo o comunicado, “esta é a primeira vez em Portugal que uma criança com menos de um ano de idade recebe um implante coclear. Até então, a criança mais nova sujeita, no Centro Hospitalar de Coimbra, a este tipo de procedimento tinha já 16 meses de idade”.

“A realização desta cirurgia representa o corolário do esforço de um elevado número de profissionais, de áreas muito diversas: Otorrinolaringologia, Anestesia, Audiologia, Terapia da Fala, Pediatria, Neuroradiologia e Genética entre outras”, refere Carlos Ribeiro.

“Por outro lado, o acto cirúrgico em si tem complexidades acrescidas, porque se trata de uma criança com idade e peso reduzidos, o que constitui um desafio do ponto de vista técnico, mas também do ponto de vista médico e no que diz respeito à anestesia”, sublinha.

O mesmo responsável estima que em Portugal existam 80 a 100 crianças com menos de um ano que precisam desta tecnologia, com custos da ordem dos 20 mil euros.

Em medicina, o ouvido “é o primeiro órgão dos sentidos a ser substituído [pelo implante] de uma forma quase integral, mantendo a maior parte das suas funções e capacidades”, adiantou à Lusa.

Com a dupla de cirurgiões Manuel Filipe Rodrigues e Fernando Rodrigues, este serviço já fora pioneiro em Portugal na implantação coclear de adultos (1985) e de crianças (1992). Em 2009, já sob a direcção de Carlos Ribeiro, realizou o primeiro implante coclear híbrido no país, adianta a nota.
..." [Fim]


Com os melhores cumprimentos / LVBeethoven cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 425
Data de inscrição : 28/04/2008
Localização : Setúbal

MensagemAssunto: Re: Um MARCO para a OTORRINOLARINGOLOGIA em Portugal... Bébé de 11 meses é implantado em Coimbra.   Sab Jul 17, 2010 12:17 pm

Que noticia!!!

Boa Ruben, já começas a escrever a tua história, com que então foste o primeiro BEBÉ com menos de 1 ano de idade a triunfar na história dos Implantes Cocleares em Portugal, por isso desfruta do teu amiguinho cocleante por muitos e longos anos!

Esperemos que a tua recuperação seja célere, aguardemos ansiosos o teu primeiro despertar melodioso!

Papás!!! Coragem, o pior já passou, agora a vida vai sorrir!

Um beijo
Alice

_________________
A vida tirara-me um sentido, e mais tarde a tecnologia devolveu-ma graciosamente, de braços estendidos perante a possibilidade, bastou escolher e isso é bonito de se ver. Decifrar os sons, no corpo de adulta mas criança ao mesmo tempo. É magia. O deslumbramento de um novo renascer.
National Geographic Portugal.

Surda Profunda desde 18 meses de causa não determinada.
Implantada no Hospital dos Covões - Coimbra.
Dr.Fernando Rodrigues
Nucleus Freedom: 29/06/2007
Activação: 30/07/2007
PORTUGAL
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ouvido-bionico.blogspot.com
 
Um MARCO para a OTORRINOLARINGOLOGIA em Portugal... Bébé de 11 meses é implantado em Coimbra.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Desmame Sertralina
» Lista de medicamentos para ansiedade a venda em Portugal
» Para Meu irmão Jairo -Sozinho Jamais - Zé Marco e Adriano
» Medicamentos para a ansiedade
» Um convite especial para você...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Informações-
Ir para: