InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 24 em Ter Nov 17, 2015 12:09 pm
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 UM IMPLANTE COCLEAR - O CASO DE MARIA MANUEL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Alice
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 425
Data de inscrição : 28/04/2008
Localização : Setúbal

MensagemAssunto: UM IMPLANTE COCLEAR - O CASO DE MARIA MANUEL   Dom Maio 11, 2008 1:29 pm

Maria da Graça Osório

"Hoje em dia não é fácil cumprir o papel de mãe, mas ser mãe de uma criança surda ainda se torna mais difícil. Várias questões e problemas se colocam: Como comunicar com um filho surdo? Como educá-lo? Como será a sua integração no infantário? E no futuro?
Terá as mesmas possibilidades de evoluir positivamente no seu processo de
ensino/aprendizagem? Como acederá ao mundo do trabalho? Estas e muitas outras interrogações são colocadas a todos os pais responsáveis e empenhados em encontrarem a melhor forma de ajudarem a crescer e educarem o seu filho surdo.

Procura-se e experimenta-se todo e qualquer meio para solucionar esse déficit,
vivencia-se diversas formas de reagir, umas mais negativas, outras mais positivas face ao problema, tudo isto tendo em conta, principalmente, o contexto familiar, o meio socio-económico e os recursos educativos existentes na comunidade em que a criança surda se insere. Vários foram e são os caminhos possíveis a percorrer, por exemplo, a procura de ajuda e apoio, a recolha de informação, a intervenção mais precoce possível, o aparelhamento convencional o mais cedo possível, o acesso à Língua Gestual Portuguesa, a sinalização e inscrição da criança na Equipa Coordenadora dos Apoios Educativos e a opção educativa por correntes oralistas e/ou gestualistas.

Actualmente, aquilo que a tecnociência oferece para tentar ultrapassar uma surdez profunda é, precisamente, a técnica do Implante Coclear, outra possibilidade, uma outra opção que se poderá fazer. A resposta à questão –Será o Implante Coclear a melhor forma de superar a surdez profunda? – não tem uma resposta bivalente.

No caso da Maria Manuel a resposta será afirmativa, embora com algumas reservas ainda, devido quer à sua idade, quer ao tempo que decorreu desde o implante. Mas conhece-se e ouve-se falar de casos de implantados com maior ou menor sucesso ou fracasso.
A questão colocada é ambígua e não deixará de ser uma interrogação, pelo menos até haver mais estudos e investigações que avaliem e comprovem a eficácia desta técnica nas crianças surdas pré-locutórias, ou até a ciência nos oferecer novos avanços e sucessos nesta área.

Por um lado, não foi muito fácil tomar a decisão de sujeitar a Maria Manuel ao implante coclear, mas, por outro lado, tínhamos consciência que deveríamos
arriscar. E ainda bem que o fizemos!

Espero que este artigo permita, de alguma forma, ajudar outros pais (ouvintes) de crianças surdas e demonstrar à comunidade surda que o implante coclear não é nenhuma ameaça à sua cultura uma vez que a criança ou o adulto implantado não deixa nunca de ser surdo."


Tem continuidade aqui
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ouvido-bionico.blogspot.com
-CarpeDiem-

avatar

Mensagens : 60
Data de inscrição : 28/04/2008
Idade : 35
Localização : Pero Negro (Sobral de Monte Agraço)

MensagemAssunto: Re: UM IMPLANTE COCLEAR - O CASO DE MARIA MANUEL   Dom Maio 11, 2008 4:33 pm

Adorei ler o artigo! Smile É muito importante que haja mais informação e divulgação das novas tecnologias que permite que um surdo possa ouvir.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
UM IMPLANTE COCLEAR - O CASO DE MARIA MANUEL
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ERROS de MARIA
» MARIA E OS EVANGÉLICOS
» Novo pensamento sobre a lei maria da penha
» (U.F. Santa Maria - RS) Questão de trigonometria
» Determine x no caso a seguir:

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Implante Coclear :: Testemunhos de Crianças Implantadas.-
Ir para: