Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 180 em Ter Out 26, 2021 8:38 pm
Últimos assuntos
» Duvida urgente: Cochlear ou Medel?
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyDom Abr 20, 2014 10:12 pm por coolrain

» Proteção para o implante
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyQua Nov 13, 2013 3:59 pm por Claudia

» Aprender a Superar o Medo da Cirurgia para Implante Coclear
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyTer Ago 13, 2013 2:45 pm por Paulo Gonçalves

» Deficientes auditivos têm melhor visão periférica do que aqueles capazes de ouvir
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyTer Jan 15, 2013 3:31 pm por LuisCardoso

» Superaudição -- Cientistas tentam compreender os segredos da superaudição
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyDom Dez 30, 2012 10:01 pm por LuisCardoso

» Crónicas Cocleantes
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptySáb Dez 22, 2012 1:26 am por Rosa

» A evolução da forma de como se ouve com o implante...
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptySex Dez 21, 2012 4:06 pm por LuisCardoso

» Protese Auditiva
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyQui Nov 22, 2012 11:45 pm por André Vasconcelos

» Pequenos truques e pontos a seguir!Desmitificando os mitos!
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyQui Nov 22, 2012 10:21 pm por Alice

» Hospitais de COIMBRA - Referência Nacional
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyQui Nov 22, 2012 12:57 pm por André Vasconcelos

» MED-EL apresenta o mais pequeno implante coclear de titânio
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyDom Nov 18, 2012 8:07 pm por fernanda-soares

» Intensidade sonora
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptySex Nov 16, 2012 12:01 am por LuisCardoso

» Auditory Brainstem Implant
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyQui Nov 15, 2012 11:25 am por Marcedo

» MED-EL anuncia o processador RONDO
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyQui Nov 15, 2012 11:10 am por Marcedo

» Investigadores desenvolvem método para recuperar audição com células estaminais
Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! EmptyQui Set 13, 2012 10:06 am por LuisCardoso


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!!

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Manuela Nunes



Confesso que não sou visita regular do fórum- na verdade, só utilizo o computador para pesquisa ocasional e para o correio. Mas a verdade é que também tenho um implante coclear e a Fernanda foi tão entusiástica sobre este espaço de encontro, que acho que faz sentido deixar aqui o meu testemunho.

Já me havia conformado com a minha perda auditiva e com o que isso acarretava. Conseguia ouvir sons, mas eles não faziam sentido algum. A oralidade era penosa. Um esforço constante para juntar algumas palavras “pescadas” aqui e ali, juntá-las, e fazer uma frase; sempre com uma grande dose de insegurança porque a possibilidade de erro era sempre enorme. Já para não falar daquele sentimento de culpa que teimava em permanecer, embora eu afirmasse constantemente para mim mesma que não tinha culpa daquela situação.

O condicionamento estendia-se também, como é óbvio, à vida familiar e profissional. Os episódios caricatos que aconteciam no dia-a-dia dos meus filhos, na escola, perdiam todo o humor ao serem recontados várias vezes, até eu perceber; os diálogos iam-se reduzindo ao essencial; por vezes era impossível não ficar com a impressão de que as pessoas me achavam burra! Nunca pairou sobre mim a possibilidade de despedimento porque trabalho numa empresa familiar. E se por um lado esta segurança era boa, por outro nem tanto: todos procuravam facilitar-me a vida, poupando-me às situações difíceis, o que me retirava capacidade de resolver situações.

Mas, desde há alguns anos a esta parte, sinto-me uma pessoa sortuda, privilegiada, abençoada. Apercebi-me que estava rodeada de pessoas maravilhosas, e que não era a minha diferença auditiva que me tirava valor. Sentia a vida do meu lado, a impulsionar-me! Assim, no dia 19 de Maio, quando entrei no bloco operatório para receber o IC estava radiante, super feliz e contente! Ainda recordo o mau estar das horas seguintes à operação: parecia que um grande camião tinha embatido, a toda a velocidade, em cheio no meu pequeno ouvido! A zoeira dentro da minha cabeça não cedia e eu queria tanto levantar-me (e talvez espreguiçar-me?), mas ninguém me deixava. Mas tudo era minúsculo –verdadeiramente minúsculo! - comparado com as possibilidades que se iniciavam ali!

A semana pós-activação também foi pouco agradável - o IC dava um som semelhante a uma estação de rádio mal sintonizada – constantemente! Apelei, com toda a intensidade à minha paciência – aquilo era temporário… Já passaram três semanas desde então, e tudo melhorou muito! Recuperei a audição que ainda tinha, as conversas frente-a-frente são mais fluidas, o chilrear dos pássaros tornou-se um som concreto, quando o rádio está ligado já distingo o locutor da música… as conquistas são inúmeras!

Embora devesse limitar as minhas expectativas ao momento presente, não consigo deixar de ansiar por um ganho auditivo que permita relacionar-me com os outros de forma mais plena; obter mais das situações para também poder dar mais; recuperar o sentido de humor; vencer o medo de não ser capaz…

Mas, principalmente, continuo a sentir uma imensa gratidão… pela vida boa e preenchida que tenho, com saúde, filhos lindos, ao meu marido – que é o melhor companheiro que poderia ter- ao Yoga – que tal como me fora dito, faz com que nada seja como dantes, aos médicos fantásticos que me operaram, à possibilidade de poder usufruir desta tecnologia, hoje…
O futuro está em aberto…
E este foi o meu primeiríssimo testemunho! Espero que não tenha sido uma tremenda seca! Para a próxima ficam as conquistas auditivas que hão-de vir! Fiquem bem, igualmente com conquistas auditivas!

Manuela Nunes

2Testemunho de mais uma implantada-VIVA O IMPLANTE!!! Empty Parabéns Dom Jul 19, 2009 8:37 pm

fernanda-soares



Ora Viva Manela

Parabéns pelo sucesso e pela coragem em vir aqui dar o teu testemunho.
Gostei do que li e pelo que já vi pessoalmente só tens de estar muito contente.
Para quem não sabe, eu conheci a Manela antes de ser implantada e nessa altura era preciso falar muito devagar para que ela percebesse e já estive com ela após 15 dias de activada e á diferença foi grande. Estivemos as duas numa amena cavaqueira e ela já conseguiu calmamente perceber-me.
Como já te disse, agora precisas de muito treino e para isso não te podem facilitar as coisas, tens de começar a atender o público para treinares as palavras os sons.Senão não tiras o devido proveito do implante.

lol!

Um beijo e até ao nosso encontro no dia 1 de Agosto no Parque Municipal de Aveiro

Fernanda

http://ouvircomunicar.blogs.sapo.pt

Alice

Alice
Admin
Admin

Olá Manuela

Devo dizer que o teu testemunho foi revelador e deu para conhecer um pouco de ti, mas antes de tudo sê bem vinda a este grupo! A Fernanda falou-me de ti, precisamente na altura em que a sua cirurgia havia sido cancelada.

Ainda bem que tudo começa a entrar nos eixos, portanto aprecia tudo o que o Implante Coclear lhe oferece.

Cumprimentos
Memorex

http://ouvido-bionico.blogspot.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos