Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 180 em Ter Out 26, 2021 8:38 pm
Últimos assuntos
» Duvida urgente: Cochlear ou Medel?
Ensurdeci em criança EmptyDom Abr 20, 2014 10:12 pm por coolrain

» Proteção para o implante
Ensurdeci em criança EmptyQua Nov 13, 2013 3:59 pm por Claudia

» Aprender a Superar o Medo da Cirurgia para Implante Coclear
Ensurdeci em criança EmptyTer Ago 13, 2013 2:45 pm por Paulo Gonçalves

» Deficientes auditivos têm melhor visão periférica do que aqueles capazes de ouvir
Ensurdeci em criança EmptyTer Jan 15, 2013 3:31 pm por LuisCardoso

» Superaudição -- Cientistas tentam compreender os segredos da superaudição
Ensurdeci em criança EmptyDom Dez 30, 2012 10:01 pm por LuisCardoso

» Crónicas Cocleantes
Ensurdeci em criança EmptySáb Dez 22, 2012 1:26 am por Rosa

» A evolução da forma de como se ouve com o implante...
Ensurdeci em criança EmptySex Dez 21, 2012 4:06 pm por LuisCardoso

» Protese Auditiva
Ensurdeci em criança EmptyQui Nov 22, 2012 11:45 pm por André Vasconcelos

» Pequenos truques e pontos a seguir!Desmitificando os mitos!
Ensurdeci em criança EmptyQui Nov 22, 2012 10:21 pm por Alice

» Hospitais de COIMBRA - Referência Nacional
Ensurdeci em criança EmptyQui Nov 22, 2012 12:57 pm por André Vasconcelos

» MED-EL apresenta o mais pequeno implante coclear de titânio
Ensurdeci em criança EmptyDom Nov 18, 2012 8:07 pm por fernanda-soares

» Intensidade sonora
Ensurdeci em criança EmptySex Nov 16, 2012 12:01 am por LuisCardoso

» Auditory Brainstem Implant
Ensurdeci em criança EmptyQui Nov 15, 2012 11:25 am por Marcedo

» MED-EL anuncia o processador RONDO
Ensurdeci em criança EmptyQui Nov 15, 2012 11:10 am por Marcedo

» Investigadores desenvolvem método para recuperar audição com células estaminais
Ensurdeci em criança EmptyQui Set 13, 2012 10:06 am por LuisCardoso


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ensurdeci em criança

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Ensurdeci em criança Empty Ensurdeci em criança Ter Jun 03, 2008 8:40 am

Alice

Alice
Admin
Admin

Escrever a minha história, é regressar a um passado onde tudo aconteceu, nasci a ouvir e assim continuou até ao estádio dos dois anos de idade, naquele momento ninguém sabia que estava a perder progressivamente a uma velocidade estonteante em plena fase do desenvolvimento da linguagem.

Quem desconfiou? A minha avó materna, no quarto dormia profundamente, ela deixara cair uma jarra de vidro na cozinha e o quarto situava mesmo ao lado, dada á proximidade do som deveria assustar-me. Não acordei.

A minha avó pensou em aspirar a casa, e como sabem, faz um barulhão, prosseguiu por um tempo, até parar e voltar para dentro da sua consciência “A menina ainda não acordou? Estranho, com este ruído já ficava em pé…” lá resolveu espreitar-me, espreguiçava, não ouvi os passos vindo de trás, quando ela se meteu á minha frente, levei um SUSTO tão grande que me fez chorar e ficar com soluços!

Preocupada, abraçou-me, a limpar lágrimas na face. Conversou com a minha mãe, ela não admitia, não acreditava no que ouvia, segundo as palavras dela “È impossível! Como pode falar perfeitamente se não ouve?”.

Fomos para casa. Brincava no quarto, tão á vontade, uma anormalidade impressionante, tudo estava bem, interagia linguisticamente com os bonequinhos na mão, tagarelava sozinha. Resolveu me chamar: Memorex! Nada. Memorex! Nem uma palavra da minha parte. Inquieta, decidiu espreitar-me, avançou e chamou-me novamente, nada! Ao me virar dei um sobressalto e sorri.

Após uma conversa, resolveram marcar uma consulta de Otorrinolaringologia em Alhos Vedros, o diagnóstico da audiometria foi de tal modo fortuito, deixando os meus pais abalados.

Sofria de uma Surdez Severa de causa não determinada, no esquerdo com 60 decibéis e no direito com 75 decibéis, dando uma previsão de que iria perder progressivamente mais de 30% o que veio confirmar 3 meses depois, com a conclusão final de uma Surdez Profunda acentuada.

Compraram duas próteses auditivas, inseriram-me na terapia de fala enquanto possuía resíduos auditivos no enriquecimento de habilidades cognitivas. Todo o meu percurso escolar foi de ensino regular.

Aos 15 anos descobri a existência de Implantes Cocleares, mostrei-me bastante interessada mas tinha informações destorcidas, mal interpretadas, deixei para segundo plano, tinha uma vida desportiva á minha frente, não quis contudo desperdiçar oportunidades de realizações pessoais como atleta de alta competição.

Assim foi, depois de uma década na alta ronda de competição, e títulos conquistados inimagináveis e prazeirosos! Foi uma lufada de ar fresco para muitas pessoas, é certo a leitura labial mascarou por completo a minha Surdez. (Ainda bem!!)

Levei dois anos a reflectir, pensar se devia ser implantada, derivado á continuação da perda progressiva para os 110 decibéis. Lá fui, deleguei o desporto para segunda opção, fiz exames requisitados: TAC, Audiometria e Ressonância Magnética.

Consideraram-me uma possível candidata ao Implante Coclear em Março de 2007, fui Implantada em Junho de 2007.

http://ouvido-bionico.blogspot.com

2Ensurdeci em criança Empty Re: Ensurdeci em criança Seg Mar 22, 2010 8:10 pm

Rosa

Rosa
Moderador
Moderador

Olá!

Ao ler novamente a tua história, o teu passado, fizeste-me lembrar que essa situação foi muito parecida com a minha. Depois surgiu-me uma questão, porque será que as avós maternas são as primeiras a desconfiar que os netos sofrem de surdez? Será por os nossos pais não quererem ter esse pesadelo, sabendo que é uma realidade?
Compreendo que no ínicio foi um choque muito grande tanto para os teus pais como para os meus. Mas hoje, que já somos pessoas formadas, realizadas, desenrascamo-nos sozinhas na vida do dia-a-dia, eles sentem que felizmente foram compensados pelo que passaram vendo que com ajuda da prótese auditiva ou implante coclear levamos uma vida normal como os outros. É claro que o nosso esforço para levar uma vida normal é muito maior do que uma pessoa que não sofre de surdez.

Beijinhos,
Rosa

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos