InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 24 em Ter Nov 17, 2015 12:09 pm
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 Aprender a Superar o Medo da Cirurgia para Implante Coclear

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
LVBeethoven



Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/04/2008
Idade : 39
Localização : Algures para os lados de Lisboa

MensagemAssunto: Aprender a Superar o Medo da Cirurgia para Implante Coclear   Dom Fev 08, 2009 10:45 pm

É sempre bom ouvir coisas boas da vida, agradecer, ou fazer um comentário positivo acerca de algo. O implante coclear é com certeza a melhor solução para muitas pessoas, que sem esta ajuda podiam ficar presas ao mundo do silêncio.
Saber ouvir, e ter a qualidade de ouvir, são características confundíveis, mas totalmente diferentes. Porque saber ouvir, parte cognitivamente de cada um, e é o acto de ter a habilidade de querer saber o que se ouve, entender aquilo que se passa. A qualidade de ouvir, é parte integrante da biologia humana, que apreende os sons por estímulos, e converte-os em significados interpretados pelo cérebro.
Deixar de ouvir, é algo desastroso e triste. Pois, ouvir, dá-nos a sensação dos sons e dos ruídos que nos permitem sentir o que nos rodeia. Ouvir uma música, ouvir um pássaro a piar, ou ouvir uma pessoa a falar, é algo tão importante, que é quase uma necessidade imprescindível para o nosso desenvolvimento, e dá a beleza que uma imagem por si só não tem.
Pergunto a quem hoje ouve: Seria capaz de ver um filme sem ouvir as vozes dos personagens? Seria capaz de andar na rua sem ouvir as crianças a brincar, ou a chuva a cair, ou por exemplo, sem ouvir o que as outras pessoas vão dizendo?
Parece-me um sentido fundamental para nós, a tão afamada Audição. E devemos fazer os possíveis por nunca deixarmos cair na tentação da surdez. Deixar de ouvir, é como deixar de fazer exercício físico (para qualquer idade), ou sentarmo-nos no sofá sem sairmos para passear. Porque ouvir é viajar pelo mundo - o mundo dos sons, e daqueles que nos têm algo para falar.

Quando um médico aconselhar a cirurgia para o implante coclear, não imaginem as seringas, os bisturis, ou o facto de pensarem que alguém vai mexer no vosso corpo... Nada disso é importante! Sintam que quando estão anestesiados, dormem e não sentem nada, e que não têm dor...
Eu próprio já partilhei esse medo, quando fui para cirurgia, e todas as pessoas próximas de mim que sentiam o meu medo, diziam... "Quando estiveres anestesiado, adormeces... Quando acordares, tudo já passou. Nem dás por isso!...". Depois, ficarás livre, livre da operação, livre de seres surdo, e livre para poderes ouvir.
Sinto que fui tão estúpido com aquela sensação de medo à cirurgia, que me fez chorar quando estava a ser internado. Porque as enfermeiras trataram-me tão bem, que quase nem dei pelo tempo passar... E hoje, até sinto saudades daquelas pessoas que cuidaram de mim. Foram pessoas fantásticas, que me fizeram sentir quase como em casa.
Lembro que na madrugada do dia de operação, acordei exaltado com receio da operação, e a enfermeira Clara disse-me que iria correr tudo bem. Lembro-me de as empregadas me levarem as refeições ao quarto, e por cima, davam-me uma ou duas gelatinas gostosas. Lembro-me de o padre me vir abençoar ao quarto, para que recuperasse bem da operação e pudesse ouvir melhor ainda. Lembro-me de visitar aquele jardim tão lindo e arranjadinho do Hospital (quando as enfermeiras disseram que já podia sair do quarto). Lembro-me de entrar na igreja do Hosital (é verdade! o hospital tem uma igreja) gira, onde rezei poder ter a minha audição salvaguardada... Lembro-me de o meu médico dar-me alta, ver os próximos ocupantes do quarto onde estive uma semana, os quais também são hoje implantados (duas meninas). Lembro-me de sair ansiosamente do Hospital, de regressar a Lisboa, para poder voltar a ver os meus amigos com a minha nova esterofonia...

Hoje sinto-me feliz, e todos acreditam que ter optado pelo implante coclear, foi uma das opções mais certas e importantes para a minha vida. Não porque sem ele não deixaria de ouvir (pelo menos, relativamente a hoje em dia), no entanto, porque nunca deixarei de ouvir.

Obrigado por todos aqueles que me permitiram que hoje tenha esta audição.


Cumprimentos
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paulo Gonçalves



Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/08/2013
Idade : 49
Localização : Marvão

MensagemAssunto: Re: Aprender a Superar o Medo da Cirurgia para Implante Coclear   Ter Ago 13, 2013 2:45 pm

Boa tarde
Em 2006 fui operado a um Neurioma do Acustico no ouvido esquerdo.
Se não me engano o Neurioma tinha 22 Milimitros.
O Neurinoma foi retirado mas Infelismente fiquei sem ouvir desse ouvido.
Como vem calcular a minha qualidade de vida deminuiu susbstancialmente porque ao prencipio tornasse complicado ouvir so de um lado. Ainda hoje tenho as vezes problemas em perceber o que as pessoas estao a falar principalmente se estiver no sitio com muito barulho, e depois como devem calcular para mim todos os sons venhem do mesmo lado.
Gostaria de saber se um Implante Coclear seria o ideal para eu recuperar a audição do ouvido esquerdo. Neste momento tenho 45 anos.
Abraços.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Aprender a Superar o Medo da Cirurgia para Implante Coclear
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Panico de Aviões
» Quais as melhores dicas para resolver questões de física? E mais..
» Que matemática preciso para Relatividade Geral e Mecânica Quântica?
» NÃO CONSIGO SUPERAR A MORTE DE MINHA MÃE
» Porque somos tão péssimistas se há solução para tudo...menos para a morte..ou será o medo dela que nos atrapalha

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Implante Coclear :: A Tecnologia e Factos-
Ir para: